quinta-feira, fevereiro 01, 2007

invisíveis ritos cênicos ou do imprecindível duplo alquímico



INTRODUÇÃO




“...Retirar o sentido das coisas para restituí-las ao seu sentido mais profundo.”

Antonin Artaud.


A “Cia (companhia – do latim: com quem se divide o pão) Invisível”, teatro alquímico que teve sua estréia na primavera de 1991 na cidade de São Tomé das Letras, Minas Gerais, Brasil, com a solitária performance “Poetas de Amanhã” de Walt Whitman, um trabalho de rua e interativo que ocupou como palco todos os espaços da cidade e teve como idealizador o poeta e performer paulista André Góes.

Criada a partir de experiências com textos alquímicos do teatro de Antonin Artaud e dos laboratórios cênico-biográficos do próprio poeta.

A Cia. desde o seu nascimento vem desenvolvendo um trabalho ímpar, longe dos palcos convencionais e com suas bases em temas ritualísticos, iniciáticos e antimanicomiais - o autobiográfico como literatura e a poesia em cena, a catarse biográfica como cura.

Com quinze anos de existência a Cia. do Invisível já realizou vários trabalhos onde teve a oportunidade de desenvolver laboratórios criativos com a participação de diversos expoentes das ramificadas expressões artísticas da atualidade entre elas: literatura, artes plásticas e música, tendo como característica marcante a ação poética e musical realizada em espaços naturais como: florestas, grutas, topos de montanha, arenas de pedra, ruínas, casarões históricos, castelos, ruas e bares; locais distantes do teatro podendo assim preservar a essência interativa da proposta inicial longe dos já tão usados palcos italianos, criando assim a possibilidade de que o teatro se torne algo realmente interativo e ritual onde a platéia deixe sua simples condição e se torne parte fundamental da mágica cênica, atingindo assim a faceta orgânica-química e sensorial que deve ser encontrada no teatro.

2 comentários:

travel disse...

ANDRÉ GÓES SEU POETA LOUCO ,PORQUE ACREDITA QUE TODOS SÃO INDUZÍVEIS,E ABDUZÍVEIS,E ENFEITICÁVEIS...CARA A CARA OCULTA DESTE PROJETO QUER LHE MATAR ,SE LIGA POETA...SEMPRE ENVEREDANDO UM CAMINHO QUE NÃO SEI...SEU PUTO NA VERDADE EU NEM QUERO SER SEDUZIDO,PORRA CARALHO.COM....

travel disse...

existem sempre os seduzíveis e os subornáveis.